Seminário sobre a Campanha Nacional Contra os Agrotóxicos e pela Vida fez parte da programação da 12ª Jornada

Integrando a programação da 12ª Jornada de Agroecologia, que aconteceu entre os dias 07 e 10 de agosto em Maringá, Paraná, o Comitê Regional da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, promoveu no dia 08 de agosto, no auditório da Universidade Estadual de Maringá (UEM), um Seminário especifico sobre a Campanha.

Participaram da atividade cerca de 100 pessoas, além dos palestrantes Marciano Silva (Coordenação Nacional da Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida), Dr. José Lafaiete Tourinho (Ministério Público do Meio Ambiente), Dr. Saint-Clair Honorato Santos (Procurador Coordenador do Centro de Apoio das Promotorias do Meio Ambiente do Ministério Público da Paraná), Thomas Parrili (Campanha contra os agrotóxicos e pela vida no Paraná), entre outros.

Veja os vídeos do Seminário abaixo.

Agroecologia – 1 de 7

 Agroecologia – 2 de 7

 Agroecologia- 3 de 7

Agroecologia – 4 de 7

 Agroecologia – 5 de 7

Agroecologia – 6 de 7

Agroecologia- 7 de 7

Porque uma Campanha Contra os Agrotóxicos?

O Brasil é o líder do ranking mundial de consumo de agrotóxicos. O uso excessivo dos agrotóxicos está diretamente relacionado à atual política agrícola do país, adotada desde a década de 1960. Com o avanço do agronegócio, cresce um modelo de produção que concentra a terra e utiliza altas quantidades de venenos para garantir a produção em escala industrial.

O uso de agrotóxicos e pacotes agroquímicos transformou-se em um gravíssimo problema de saúde pública e preservação da natureza. Para enfrentar tal realidade ofensiva ao meio ambiente e ao bem-estar humano, movimentos sociais e diversas organizações se reuniram para articular a “Campanha Nacional contra os Agrotóxicos e Pela Vida”.
A campanha é um esforço coletivo que visa combater a utilização de agrotóxicos e a ação de suas empresas (produtoras e comercializadoras), através da conscientização da população brasileira e propondo um novo modelo de produção baseado na agroecologia. Este seminário trará o panorama dos agrotóxicos no Brasil, além de mobilizar e articular novos meios de propagar a Campanha.

Diante desta situação, mais de 50 entidades nacionais se juntaram desde 2011 na Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, que tem o objetivo de sensibilizar a população brasileira para os riscos que os agrotóxicos representam, e a partir daí tomar medidas para frear seu uso no Brasil.


'Seminário sobre a Campanha Nacional Contra os Agrotóxicos e pela Vida fez parte da programação da 12ª Jornada' não possui comentários

Seja o/a primeiro/a a comentar!

Gostaria de deixar um comentário?

Your email address will not be published.

Desenvolvido pela Cooperativa EITA