Em sua 15ª edição, Jornada de Agroecologia reafirma a luta dos povos do campo

Comemorando 15 edições de luta pela terra, pela reforma agrária e pela agroecologia, a edição de 2016 da Jornada de Agroecologia do Paraná será realizada na cidade da Lapa, nos próximos dias 27 a 30 de julho. O município de quase 45 mil habitantes será palco do evento que reúne, em média, 4 mil pessoas – entre agricultores, estudantes, técnicos, pesquisadores, educadores, e militantes de organizações não governamentais e movimentos sociais do campo e da cidade.

Com conferência confirmada de Leonardo Boff, com o tema “O cuidado com a casa comum”, a programação desta edição contará com a exposição Túnel do tempo “100 anos da guerra do Contestado”, produzido por alunos de escolas da região, mesa de análise de conjuntura política com João Pedro Stédile, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), além das tradicionais oficinas e a feira de agrobiodiversidade camponesa e popular.

Além de ser um espaço de politização do debate sobre a agroecologia, o evento representa a resistência e a luta dos povos do campo no fortalecimento de um projeto popular e soberano para a agricultura, livre de agrotóxicos e transgênicos.

Jornada de Agroecologia – 15 anos 

Juliana-Adriano-600x397A primeira Jornada de Agroecologia foi realizada em 2002, em Ponta Grossa, e já passou por várias cidades do Paraná promovendo a luta dos povos do campo pela agroecologia e pela soberania alimentar. Promovido anualmente pelo Movimento Nacional dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o evento consolidou-se como uma escola popular e camponesa permanente de abrangência internacional.

Conjunta às lutas da classe trabalhadora, camponesa e urbana, as jornadas de agroecologia tradicionalmente promovem durante todo o encontro debates políticos que converge com a realidade de todas e todos, traçando um diálogo que fortalece o embate ao sistema capitalista a partir da crítica agroecológica, apontando suas contradições e propondo novas alternativas.

 

Programação

ÚLTIMA_Programação 15ª Jornada de Agroecologia_2016_ 

Serviço | Jornada de Agroecologia

Data: de 27 a 30 de julho de 2016
Local: Parque de Exposições e Eventos da Lapa
Endereço: BR 476 (Rodovia do Xisto) Km 66, à 6 Kms do Centro, 83750-000 Lapa, PR.

 

Por Terra de Direitos
Foto: Leandro Taques



'Em sua 15ª edição, Jornada de Agroecologia reafirma a luta dos povos do campo' não possui comentários

Seja o/a primeiro/a a comentar!

Gostaria de deixar um comentário?

Your email address will not be published.

Desenvolvido pela Cooperativa EITA