A campanha de financiamento coletivo para a 18ª Jornada de Agroecologia cresce a cada dia! Mais de 100 pessoas já contribuíram pelo site e por depósitos bancários. Também temos recebido muitas manifestações de apoio. Confira abaixo algumas delas:
Eduardo Moreira, engenheiro, economista e escritor
“Durante a Jornada vão ser discutidos vários temas, relações mais justas para o trabalho no campo, a questão do uso da terra de forma sustentável, humana e justa. A questão dos transgênicos e do uso de agrotóxicos. Enfim, um momento para se discutir um mundo melhor para o trabalhador do campo e as consequências que isso pode trazer pra todo mundo”.
:: Confira o vídeo
Bela Gil, culinarista e apresentadora
“Agroecologia é modo de organizar a vida que tem como princípios o cuidado com a terra e o meio ambiente, a produção de alimentos saudáveis, com relações humanas justas e igualitárias”.
:: Confira o vídeo
Dilma Rousseff, ex-presidenta da república
“Um país que, em menos de seis meses, um governo de ultra-direita libera quase 240 novos agrotóxicos, é um país que não tem sustentabilidade, que não tem nenhum compromisso com a saúde e o com o meio ambiente. Por isso, é muito importante participar dessa Jornada. Nós temos que lutar, ter consciência e disposição para saber que está em questão a nossa vida, a nossa saúde e dos nossos filhos, netos e do nosso futuro”.
:: Leia a matéria
Namastê Messerschmidt, o agrofloresteiro
“Nessa Jornada terão debates sobre agroecologia, sobre agrofloresta, troca de sementes, muita troca de conhecimento […]. Essa Jornada é muito importante para o Brasil. Vamos plantar essa ideia”.
:: Confira o vídeo
Rosane Amorim Gutjahr, empresária e apoiadora da reforma agrária e da agroecologia
“Apoiar este tipo de movimento é essencial, não só pelo aspectos social, mas pela nossa própria vida. Porque o atual governo liberou inúmeros tipos de novos venenos para serem usados no agronegócio. Nada mais justo do que apoiar a Jornada de Agroecologia, que incentiva a alimentação saudável e que realmente se preocupa com a nossa saúde”.

Dom Francisco Cota de Oliveira, Bispo Auxiliar de Curitiba (PR)
“É hora de repensar e buscar novos caminhos. As cooperativas de agricultura familiar, as cooperativas agroecológicas têm sido uma alternativa importante. Muitas famílias estão se restabelecendo no campo, estão se qualificando, estão também se preparando para beneficiar seus produtos e inserir esses produtos no mercado”.
:: Confira o vídeo
João Paulo Rodrigues, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)
“Para que a Jornada aconteça, mantendo a mesma qualidade, com um bom debate, com uma grande participação dos vários movimentos populares e de militante de todos os assentamentos do Brasil, nós precisamos da sua ajuda”.
:: Confira o vídeo
Faça parte você também!
A 18ª edição da Jornada de Agroecologia, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, em Curitiba. Vamos ocupar o coração da capital do Paraná. E para que isso aconteça, precisamos do seu apoio. Seja você também parte desse projeto de transformação!
Você pode contribuir:
1. Pela internet por meio da plataforma Kickante, e ainda receber recompensas: https://www.kickante.com.br/campanhas/18a-jornada-agroecologia
2. Por meio de depósito bancário, com os seguintes dados:
Associação de Cooperação Agrícola e Reforma Agrária do Paraná (ACAP)
Banco Itaú
AG: 3834
CC: 25030-4
CNPJ: 02.881.494/0001-96
3. Em contribuições em dinheiro, em dois pontos fixos:
▶ Feira Permanente de Economia Solidária, todas as quartas-feiras e sábados, das 8h às 17h. Av. República Argentina, 3430, ao lado do terminal do Portão e do Muma.
▶ Banca do MST na Vigília Lula Livre, na rua Sandália Monzon, 161, no bairro Santa Cândida.
Crédito das fotos em destaque (sentido horário inicio esq. sup.): Riqueli Capitani, Giorgia Prates, Giorgia Prates, Henrique Kugler.
“Toda espécie tem o direito de existir, pois são frutos de uma história evolutiva e são adaptadas.” Primack e Rodrigues (2001). A Agroecologia respeita a vida e a Jornada é um dos instrumentos de difusão desse respeito!