Coletivos de mulheres da saúde holística trabalham terapias naturais em Curitiba

Na 18ª Jornada de Agroecologia não faltam opções para quem procura tratamentos alternativos.

*Cobertura universitária. Texto e fotos Mayala Tereza Fernandes (UFPR), com orientação de profº Toni André Scharlau Vieira

Construído a partir de um mesmo objetivo, equilíbrio e harmonia para um estilo de vida mais saudável, a União Terapêutica é um coletivo formado por sete profissionais, algumas capacitadas na área de Saúde Holística.

Neste domingo (01), a 18º Jornada de Agroecologia, que acontece em Curitiba (PR), entre os dias 29 e 01 de setembro, deu espaço para que as terapeutas mostrassem seu trabalho para os transeuntes da feira. “Por aqui passam muitas pessoas que não conhecem nossas terapias individuais, é um ótimo lugar para atingirmos esse público mais diversificado”, afirma Ayme Souza, 22, responsável pela divulgação e comunicação do coletivo.

Atuando com práticas integrativas e complementares em saúde, a União Terapêutica exibe uma série de produtos e terapias para quem visita a sua barraca. “Aqui temos as terapias holísticas, artesanatos e as pomadinhas para dores musculares que nós mesmo produzimos”, conta Ayme, complementa dizendo que as pomadas são produzidas apenas com óleos essenciais, como o óleo de capaiba e de côco.

Entre as terapias, o alinhamento do chakras se tornou a mais pedida na feira, se trata de uma prática onde a profissional utiliza pêndulo e cristais, primeiramente é passado o pêndulo e logo após posicionado os cristais em cima de cada crakra, por fim se passa o pêndulo novamente, dessa forma, o seu chakra estará equilibrado e harmonizado.

Algumas das outras opções são o reiki, a auriculoterapia, a quick massagem, a cromoterapia e a reflexologia, o paciente pode optar pela de sua preferência, pagando uma taxa de R$30,00.

“As pessoas têm muito isso de cuidar do corpo, mas esquece de cuidar da mente. Nosso coletivo atua para democratizar e difundir as terapias holísticas, em busca de um estilo de vida mais saudável”, conclui Ayme.

Hoje, a União Terapêutica é um empreendimento que faz parte da economia solidária da Rede Mandala (Rede Paranaense de Economia Solidária), na área da saúde, buscando sempre fortalecer o movimento da economia popular.

As terapias individuais podem ser encontradas na tenda da União Terapêutica, na Praça Santos Andrade, até o dia 1º de setembro. E também, às quartas-feiras, na Livraria Vertov, localizada na Rua Visconde do Rio Branco, 835.


'Coletivos de mulheres da saúde holística trabalham terapias naturais em Curitiba' não possui comentários

Seja o/a primeiro/a a comentar!

Gostaria de deixar um comentário?

Your email address will not be published.

Desenvolvido pela Cooperativa EITA