Documentário sobre marmitas solidárias é lançado na Câmara de Curitiba e no Casarão da UPE

Sessões de pré-lançamento do filme são eventos preparatórios da 19ª Jornada de Agroecologia, que acontece entre os dias 22 e 26 de junho

Entre os dias 22 e 26 de junho será realizada a 19ª Jornada de Agroecologia. O evento acontecerá no Campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com atrações tradicionais como a grande Feira Agroecológica, Culinária da Terra, Túnel do Tempo e muitas apresentações culturais. Antes do início do evento, atividades preparatórias estão sendo realizadas, entre elas, sessões de pré-lançamento do documentário “Eles já Comeram”. 

Com direção, roteiro e montagem do professor e geógrafo Kauan Fonseca, o filme é resultado de dois anos de prática e pesquisa do autor junto às cozinhas comunitárias de Curitiba durante o período da pandemia da Covid-19, em especial a distribuição de refeições às pessoas em situação de vulnerabilidade. Segundo Kauan, a obra trata da questão do aumento da fome, mas sobretudo da possibilidade de organização coletiva para sua superação. 

“Tudo começou na cozinha do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, em maio de 2020, quando eu e mais uma amiga estávamos nos voluntariando ali. Achamos que seria legal documentar o que estava acontecendo, ao mesmo tempo denunciar a fome como resultado de um sistema injusto e mostrar a potência da organização popular para sua superação”, comenta. Kauan Fonseca atua como integrante do coletivo Marmitas da Terra, coordenado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST),  que já entregou mais de 130 mil refeições em Curitiba e região desde o início da pandemia.  

Duas exibições de pré-lançamento do documentário já estão agendadas. A primeira delas acontecerá nesta quinta-feira, 15 de junho, às 19h, no Casarão da União Paranaense dos Estudantes (UPE), com realização do Coletivo Marmitas da Terra e apoio da Fundação Cultural de Curitiba. 

Filas para receber as marmitas aumentam a cada semana com crianças e famílias inteiras. Foto: Juliana Barbosa 

A segunda exibição acontecerá na segunda-feira, dia 20 de junho, às 19, na Câmara Municipal de Curitiba, sob realização do Coletivo Marmitas da Terra e apoio do mandato da vereadora Professora Josete (PT), que preside a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar. As entradas para as sessões são gratuitas, mas com limitação de vagas. 

Sobre o autor 

Kauan Fonseca é geógrafo, professor e cineasta amador. Já participou da produção do media metragem “Pilarzinho do mundo” (2019). Atualmente está finalizando o mestrado em Geografia, no programa de pós-graduação em Geografia na UFPR, com pesquisa sobre a produção das cozinhas comunitárias.

SERVIÇO
Sessão de pré-lançamento do documentário ELES JÁ COMERAM.

Data: 15 de junho
Horário: 19 horas
Local: Casarão da UPE.  Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1157 – São Francisco
Realização: Coletivo Marmitas da Terra e Fundação Cultural de Curitiba

Data: 20 de junho
Horaŕio: 19 horas
Local: Câmara Municipal de Curitiba. Auditório do Anexo 2, 4º Andar. Rua R. Barão do Rio Branco, 720 – Centro.
Realização: Coletivo Marmitas da Terra e Mandato da Vereadora Professora Jo
sete

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *