Roda de conversa: Políticas de saúde, “a origem e os desafios da política de saúde”

A roda de conversa, que aconteceu nesta quinta-feira, 23, durante a programação da 20ª Jornada de Agroecologia, foi ministrada por Olga Estefânia (conselheira da secretaria estadual da saúde de Curitiba-PR).

Foto: Murilo Pilatti

Por: Jefferson Lopes

A origem da política pública remonta aos primórdios da organização social, quando comunidades primitivas perceberam a necessidade de regras e estruturas para coordenar esforços coletivos. À medida que as sociedades evoluíram, as demandas e complexidades crescentes levaram à criação de políticas públicas como instrumentos formais para abordar desafios e promover o bem comum.

Em resumo, a política pública tem suas raízes na necessidade de abordar questões coletivas e melhorar a qualidade de vida das comunidades. Sua evolução, reflete as transformações sociais e políticas ao longo da história, adaptando-se para enfrentar os desafios em constante mudança das sociedades modernas.

Mas, ainda há muitos desafios para serem enfrentados, como a desigualdade de acesso à política pública, que refletem disparidades no alcance e na eficácia dos programas governamentais, entre diferentes segmentos da sociedade. Estas desigualdades podem surgir de fatores socioeconômicos, étnicos, geográficos e educacionais. 

Foto: Murilo Pilatti

Em relação à saúde, por exemplo, grupos vulneráveis podem enfrentar barreiras significativas para obter cuidados adequados, resultando em disparidades nos resultados de saúde, “Os povos do campo não tinham acesso à saúde, acesso era deliberado só a burguesia, e quem tinha carteira assinada”, enfatiza Olga Estefania, sobre as disparidades e dificuldades para ter acesso a política de saúde.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *