Seminário “Água Alimento”debate a importância da qualidade da água, um bem de primeira necessidade humana e ambiental

O Seminário aconteceu durante a 20ª Jornada de Agroecologia, e contou com a experiência do município de Piraquara.

Por: Gregory Augusto Cunha

Que Qualidade de Água Queremos? A Legislação Brasileira permite 5.000 vezes mais agrotóxicos na água,  do que é permitido pela União Européia. Agrotóxico é lixo tóxico na água! Pela Proteção das biorregiões de mananciais, é que Luiz Gonçalvez, produtor agroecológico, ecodesigner, Diretor da Aopa Agroecologia, pede apoio ao Movimento para que a cidade de Piraquara-PR, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), seja o primeiro município orgânico agroecológico do estado do Paraná.
A região de Piraquara,  tem 93% de seu território em Áreas de Proteção Ambiental(APA), e é responsável pelo fornecimento de mais de 70% da água que é consumida na capital, Curitiba, além de abastecer mais de 20 municípios da “Grande Curitiba” em toda a Região Metropolitana. “Todos Nós, que bebemos Água de Piraquara, temos mais de 70% de nosso corpo formado com essa Água”, afirma Luiz.

Foi aprovada, nas conferências municipais, regionais e na estadual( VI Conferência Estadual de SSAN),  a moção para que Piraquara “O Ventre das Águas”, receba o título de “Primeiro Município Orgânico AGROECOLÓGICO do Estado do Paraná.” O próximo passo é buscar o apoio da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília.
E para entender melhor o que este município está propondo, aconteceu nesta quinta-feira, 23, dentro da programação da 20ª Jornada da Agroecologia, o seminário “Água Alimento”, um espaço de informações e troca de opiniões sobre o que estão propondo.

Luiz, acompanhado dos especialistas, Dr. Diogo Porto Silva(Promotor MPPR-Piraquara), Dr. Guilherme Souza Cavalcanti de Albuquerque(Presidente COMSEA-Piraquara), Maude Nanci Joslin Motta (Advogada Ambiental), realizaram o trabalho de esclarecer a necessidade da preservação deste bem de primeira necessidade humana e ambiental. As abordagens ao tema, se dão em caráter legal quando se trata dos direitos da população, dos produtores rurais do município e de toda a geografia envolvida da bacia hidrográfica deste importante manancial.

PROTEGER PIRAQUARA É CUIDAR de Curitiba e Região Metropolitana!

Pensar Global e AGIR LOCAL!

Águas de Alta NASCENTE (Piraquara), na Mão do Felipe(@Curitiba_PMC), e Água da FOZ (Foz do Iguaçu), na Mão do Leonardo(@gastromotiva). O Percurso Desse ALIMENTO DE PRIMEIRA NECESSIDADE, no Início e ao Final do RIO IGUAÇU.
Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *