“Políticas Públicas de Agroecologia na Boca do Povo” chega à Curitiba durante a programação da Jornada de Agroecologia

Por: Gregory Augusto Cunha

Integrando o programa da Articulação Nacional da Agroecologia(ANA), que em conjunto da Articulação Paranaense de Agroecologia (APRA), promoveram uma oficina sobre políticas públicas estaduais e municipais de agroecologia, durante a manhã desta sexta-feira, 24, na Jornada de Agroecologia.

A oficina dá continuidade às ações da iniciativa de formulação e debate popular, com vistas aos planos de agroecologia. É a hora de debater e propor políticas públicas voltadas à realidade paranaense e com o intuito de fazer frente ao avanço desenfreado dos agrotóxicos e das políticas nocivas do agronegócio.

Os debates foram com vistas à Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO – instituída pelo Decreto 7.794/2012), com destaque para a elaboração do III Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), que terá vigência de 2024 a 2027, também foram tratadas as Políticas Estaduais de Agroecologia e Produção Orgânica (PEAPOs), o diálogo será feito entre parlamentares e/ou gestoras/es estaduais e representantes da sociedade civil.

Jaqueline Sitios Brigitte

Durante a manhã Tchenna Maso, advogada da Terra de Direitos, fez uma fala da conjuntura estadual, na sequência aconteceu a participação do Deputado Estadual Prof. Lemos(PT), que é presidente da Frente Parlamentar da Agroecologia e da Economia Solidária na ALEP, falando a respeito da proposta da PEAPO.No início da tarde, o agrônomo Jefferson Meister(SEAB)  falou sobre o orçamento estadual para agricultura familiar. Cláudio Marques, que é Consultor Estadual da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), foi o facilitador nas falas sobre as políticas estaduais de Agroecologia e na condução dos debates.

Foto: Karini Scarpari
Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *