10 dicas de presente de natal na Feira da 21ª Jornada de Agroecologia

Neste fim de ano, já pensou em presentear seus familiares com produtos saudáveis, sustentáveis e solidários? É isso o que você encontra na Feira da Agrobiodiversidade, um dos destaques da 21ª Jornada de Agroecologia que segue até o domingo (8), no campus Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no bairro Jardim das Américas, em Curitiba.

A feira oferece uma ampla variedade de itens que podem ser excelentes opções de presentes de Natal, incluindo biojoias, acessórios, artes gráficas e produtos para casa. Além disso, o público encontrará cosméticos naturais, produtos para saúde e higiene, e materiais ligados aos movimentos sociais, como camisetas e bonés, que reforçam o compromisso e a diversidade do projeto agroecológico. Todos os produtos são oriundos da reforma agrária, da agricultura familiar, ou de coletivos solidários.

A Jornada de Agroecologia é uma oportunidade para explorar a riqueza de iniciativas sustentáveis e apoiar a economia solidária.

Confira algumas dicas de presentes que você pode encontrar no local:

1) Cosméticos naturais

Produtos naturais e veganos, ideais para cuidar do bem-estar e da beleza. No estande da cooperativa Copasol, por exemplo, você encontra um kit especial que combina sachês perfumados para guarda-roupas, difusor de ambientes, xampu natural e um cartão perfumado, tornando-se uma opção de presente encantadora. Também estão disponíveis kits ou sabonetes individuais com diferentes aromas, como capim-limão, mamãe e bebê e lavanda.

2) Chás e suculentas

Uma ótima opção de lembrancinha é unir as belas plantas suculentas com chás e temperos orgânicos de Gildo de Lima, da Tekaha. Os chás, certificados e de sabores variados, são embalados em envelopes naturais. As suculentas, cultivadas por Gildo e sua esposa, vêm em vasos de madeira reaproveitada de galhos caídos. Gildo é membro da Associação dos Produtores Orgânicos e dos Melipolicultores de São José dos Pinhais.

3) Roupas sustentáveis

Rejane Mota, da Arte Têxtil, trouxe para a feira seus modelos mais especiais: roupas confeccionadas com a técnica artesanal autoprint, que dispensa o uso de tintas. O tecido, de fibras naturais como lã, seda, cânhamo e algodão, recebe cores e formas das folhas secas transferidas diretamente. Uma opção criativa e sustentável disponível no estande do Coletivo Singulares.

4) Produtos fitoterápicos

Elenito Hemes, assentado pela reforma agrária há 20 anos, apresenta na feira seus produtos agroecológicos. Entre eles, óleos essenciais formulados com um blend de plantas que auxiliam no combate à insônia, ansiedade e depressão, além de melhorar o foco e a concentração. Há também sprays repelentes e hidratantes ideais para o verão, produzidos em sistemas agroflorestais.

5) Artesanato e moda africana

As cores e formas vibrantes da cultura africana estão presentes na Feira da Agrobiodiversidade. Ndiaga Faye, natural do Senegal e residente no Brasil há 15 anos, oferece roupas feitas com tecidos importados de seu país, costuradas com excelência. As esculturas, especialmente as de animais da cultura senegalesa, são um destaque à parte.

6) Geleias

Deliciosas geleias podem ser encontradas em diferentes estandes da feira. No espaço da Cootap, de Eldorado do Sul (RS), por exemplo, você encontra os produtos da marca Terra Livre Agroecologia. Os sabores mais procurados incluem amora, uva e morango, preparados com frutas orgânicas que preservam pedaços da fruta.

7) Moda militante

Presentes para quem compartilha a luta! Camisetas, chapéus, bonés e bolsas com mensagens militantes estão disponíveis nos estandes da Escola Latino-Americana de Agroecologia (ELAA) e do Coletivo Marmitas da Terra. Complete o presente com ecobags, aventais e canecas da marca MST.

8) Cachaças

A Feira também oferece excelentes opções de bebidas, como cervejas, cachaças e licores. A Cachaça Camponeses, do Assentamento Santa Maria, de Paranacity (PR), é produzida com canas cultivadas em agroflorestas. As variedades incluem cachaças envelhecidas em barris de carvalho, amburana e bálsamo, além da versão prata, com sabores amadeirados únicos.

9) Biojoias e ecojoias

As artesãs indígenas Jamamadi exibem produtos de quatro artistas. Lindos colares, pulseiras e brincos são confeccionados com sementes e cascas de coco, formando biojoias. Já as ecojoias são feitas com materiais reutilizados, como garrafas PET, papel e latinhas. Neste estande, você também encontra presentes tradicionais, como miçangas.

10) Doces e muito mais

Uma doce lembrança pode ser encontrada no estande do Coletivo Maiz Agroecologia. Doces como abóbora, banana, mel e doce de leite estão entre as opções, além de um mix de pimentas para quem aprecia sabores mais intensos. São mais de 100 produtos disponíveis, preparados, segundo os expositores, “com o coração”.

Por Ligia Tesser
Fotos: Pietra Spindola

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *