O podcast “Agroecologia: semeando o futuro” foi produzido durante a 21ª Jornada, em 2024 – fruto de uma articulação entre movimentos populares e universidade – e traz histórias de produtores e militantes agroecológicos.

Estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participantes do coletivo de comunicação da Jornada de Agroecologia, Vitória Smarci e Rodrigo Matana, venceram o prêmio Expocom, no congresso da região Sul, da Intercom, na categoria de documentário jornalístico de áudio e rádio.
O material explora o universo da agroecologia, uma prática que une ciência, saberes tradicionais e movimentos sociais para transformar o campo e a alimentação de maneira sustentável. Com depoimentos de produtores agroecológicos, como Luiz Gonçalves, Jovana Cestile e Arlei Vieira, o episódio revela como essas práticas podem proteger a biodiversidade, promover justiça social e combater os impactos climáticos.
Ouça o podcast no Spotify da Jornada ou no player acima! Conheça histórias inspiradoras de iniciativas que vão além da produção agrícola, como o Marmitas da Terra, e entenda os desafios enfrentados por quem aposta na agroecologia como resistência ao modelo tradicional do agronegócio. Um convite para refletir sobre o futuro da alimentação, do meio ambiente e da sociedade.
A Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) é destinada a expor e premiar trabalhos produzidos por estudantes universitários do campo da comunicação. O prêmio faz parte da programação dos congressos promovidos pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) – são 5 congressos regionais, que culminam no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Os vencedores do prêmio na etapa regional são classificados como finalistas para a nacional, que vai ser realizada entre os dias 1° e 5 de setembro, em Vitória (ES).





