Atrações gratuitas como shows, apresentações artísticas e atividades culturais são abertos para a população. Evento acontece em Curitiba (PR), de 6 a 10 de agosto.
A programação cultural e artística da 22º Jornada de Agroecologia do Paraná será intensa. Nos dias 6 a 10 de agosto, a população poderá assistir por volta de 20 atrações culturais no campus Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Jardim das Américas, em Curitiba (PR). O evento é aberto à comunidade e a entrada é gratuita.

Por Lizely Roberta Borges
Um dos destaques da edição deste ano é o rapper paulistano Yago Oproprio. Nascido na Cohab II, Zona Leste de São Paulo, o cantor e compositor é reconhecido como um dos grandes destaques da cena musical. Lançado em 2024, seu disco Oproprio reflete sobre as vivências da periferia e foi indicado ao Grammy Latino, a maior premiação musical da América Latina, na categoria Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa, com a faixa “La Noche”. A apresentação do rapper será dia 8 de agosto, às 20h.
Além de Yago Oproprio, o palco que já recebeu Odair José, Otto, Chico César, Rincon Sapiência e Leci Brandão em edições anteriores, entre outros nomes renomados. Desta vez, recebemos também no palco da jornada o violeiro mineiro Ivan Vilela. Grande representante da música caipira, Ivan Vilela foi um dos responsáveis pela inserção da viola brasileira no ensino universitário. O show compõe a abertura oficial da Jornada, na quarta-feira (6), às 18h30.
Na quinta-feira (7), a programação fica por conta do show da dupla sertaneja Cacique e Pajé, às 17h. Indígenas que nasceram às margens do Rio Vermelho, em Rondonópolis, a dupla traz alguns sucessos para o show, como “Cidade Moderna”, “Pescador e Catireiro”, “Caçando e Pescando” e “Poema das Cordas”. Na sequência o músico Antonio Gringo traz a música de raiz. Natural de Rodeio Bonito (RS), o instrumentista e cantor manifesta na música a preocupação com o meio ambiente.
Na sexta-feira (8) o rapper Dow Raiz é responsável por abrir o show de Yago Oproprio. Também promessa da rap nacional, o curitibano Douglas Raí Santos de Oliveira, conhecido como Dow Raiz, já acumula mais de 20 milhões de plays no streaming. Nas suas músicas autorais mescla referências que vão de Racionais MC’s a The Notorious B.I.G..
Sábado de samba, reggae e ilê
Já os shows de sábado começam, às 12h30, com a Roda de Samba da Resistência. No período de toda a tarde, o samba puxado por mulheres ocupa o palco central. O bloco traz a brasiliense radicada em Curitiba desde 2008, Janine Mathias, e as mulheres sambistas. O show inicia às 15h e se estende até às 18h
O primeiro bloco afro de Curitiba também é atração no sábado à tarde, às 15h30. Criado na Vila Torres, região periférica de Curitiba, e inspirado no tradicional Ilê Aiyê, o bloco Afropretinhosidade resgata e valoriza a ancestralidade negra na capital paranaense.
A noite de sábado encerra, às 21h, com o show da banda de reggae Matula Roots. De Colombo (PR), o grupo aborda temas como lutas sociais, machismo, desigualdade e resistência nas suas letras.
Concluindo as apresentações com Consciência Ambiental e Forró
No domingo, último dia da Jornada de Agroecologia, de manhã temos a apresentação da Banda Filhos da Mãe Terra, de Mandirituba (PR), que foi criada com o objetivo de promover a educação e conscientização socioambiental e o respeito à diversidade por meio das suas músicas autorais. De tarde quem assume o palco é o trio de mulheres Forró Manacá mistura xote, baião, forró e xaxado em show às 14h. Na cena do forró paranaense há 6 anos, o trio — formado por Cássia Train e Janina Huk – traz uma seleção diversa que vai de Luiz Gonzaga e Dominguinhos até Juliana Linhares e Janayna Pereira.
Programação
A programação artística da 22º Jornada de Agroecologia ainda inclui outras atividades culturais de diálogo da cultura com as realidades do povo do campo e da cidade, como intervenções teatrais e troca de sementes crioulas.
A programação pode ser acompanhada no site da Jornada, na aba Programação Geral.



