Podcast produzido por estudantes da UFPR a partir da Jornada de Agroecologia vence prêmio nacional

“Agroecologia: semeando o futuro” conta histórias de produtores e militantes pela agroecologia. O programa foi produzido no contexto da 21ª edição, em 2024, por estudantes de jornalismo da UFPR que fazem parte do coletivo de comunicação da Jornada de Agroecologia

O programa Agroecologia: semeando o futurovenceu o prêmio nacional de melhor documentário jornalístico de áudio e rádio na Expocom , premiação que integra a programação do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). O evento ocorreu entre os dias 1º e 5 de setembro deste ano, em Vitória (ES).

O documentário, de autoria de Vitória Smarci e Rodrigo Matana, estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e participantes do coletivo de comunicação da Jornada de Agroecologia, explora o universo da agroecologia, uma prática que une ciência, saberes tradicionais e movimentos sociais para transformar o campo e a alimentação de maneira sustentável.

Reconhecido agora como o melhor do país e produzido no contexto da 21ª Jornada de Agroecologia, o podcast ouviu produtores agroecológicos, como Luiz Gonçalves, Jovana Cestile e Arlei Vieira, e conta como as práticas agroecológicas podem proteger a biodiversidade, promover justiça social e combater os impactos climáticos.

A Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), é a maior premiação para estudantes de comunicação do Brasil. O prêmio ocorre anualmente – há 5 etapas regionais, e os vencedores são classificados como finalistas para a competição nacional. 

Ouça o podcast no Spotify da Jornada ou no player acima! Conheça histórias inspiradoras de iniciativas que vão além da produção agrícola, como o Marmitas da Terra, e entenda os desafios enfrentados por quem aposta na agroecologia como resistência ao modelo tradicional do agronegócio. Um convite para refletir sobre o futuro da alimentação, do meio ambiente e da sociedade.

A Expocom é destinada a expor e premiar trabalhos produzidos por estudantes universitários do campo da comunicação. O prêmio faz parte da programação dos congressos promovidos pela Intercom. Além do podcast, outros oito trabalhos da UFPR foram premiados na edição nacional deste ano.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *