As delícias da 18ª Jornada de Agroecologia do Paraná

Trabalho agroecológico desenvolvido pelas cooperativas, movimentos populares e coletivos ganha destaque com sabor e qualidade.

Texto: Rita Hilachuk – Cobertura Universitária da 18ª Jornada de Agroecologia
Fotos: Lia Bianchini

A Feira da Agrobiodiversidade Camponesa e Popular e Culinária da Terra está repleta de delícias produzidas de maneira agroecológica, ou seja, respeitando, a relação com a natureza na produção dos alimentos. A Feira faz parte da 18ª Jornada de Agroecologia do Paraná e está instalada na Praça Santos Andrade, em Curitiba (PR), até as 16h deste domingo(01).

Ao todo, são 80 produtores e 21 cooperativas comercializando frutas, verduras, bebidas, pratos típicos e outros, além dos artesanatos. Com tantos produtos disponíveis fica até difícil escolher o que levar. Por isso, nós fizemos uma lista de cinco produtos que você precisa conhecer e consumir. Confira:


Achocolatado Terrinha
“Terrinha” é a bebida láctea do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) produzida em São Miguel do Oeste (MS). O achocolatado faz parte da linha de produtos Terra Viva e pode ser encontrado na tenda da Coperoeste.

Licor de ginseng
O licor de ginseng é produzido em Querência do Norte (PR) pela Associação de Pequenos Agricultores de Ginseng (ASPAG). A Comunidade Tradicional de Ilhéus é a responsável por essa produção.

Banana e mandioca chips
O chips consiste na fritura da banana verde e da mandioca no óleo de palma. Uma das cooperativas que produz o alimento e disponibiliza para venda na Feira é a Coperfloresta, uma cooperativa localizada em Barra do Turvo (SP) formada pelo trabalho de 75 famílias da agricultura familiar.

Suco Sabor e saúde
O suco Sabor e Saúde é produzido em Fazendinha, bairro de Curitiba (PR). O suco chama atenção pela variedade de sabores, com destaque para os detox de couve (couve, limão e gengibre) e de inhame (inhame, maçã, gengibre e limão). Você também encontra os sucos de maracujá com laranja, melancia, cenoura com laranja e morango.

Podem ser encontrados na tenda Três Marias, na seção Culinária da Terra.

Barreado
O barreado é um prato típico do litoral paranaense. Seu preparo é feito em um caldeirão de barro e leva carne de gado, temperos, farinha e banana. Na Feira, você encontra o barreado na tenda da Culinária da Terra. É produzido pelo Coletivo de Mulheres de Centenário do Sul.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *