Elaboração do Plano Nacional de Agroecologia e Produção orgânica tem sido discutido em várias mobilizações pelo Paraná
Por Luiz Carlos Hartmann, FLD COMIN CAPA – Coordenação Câmara de Agroecologia do CEDRAF
Feira de orgânico no Campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná. Foto: Comunicação do Produtos da Terra Paraná
Agroecologia na boca do povo. Essa tem sido a frase síntese da campanha e o tema gerador que move um conjunto de mobilizações e iniciativas em todos os estados, proposta pela ANA – Articulação Nacional de Agroecologia — para elaborar um projeto para o Plano Nacional de Agroecologia e Produção orgânica – Planapo III. No Paraná, a Apra – Articulação Paranaense de Agroecologia —, que integra o conjunto de organizações e movimentos que trabalham com essa temática no estado, tem realizado oficinas para discutir o assunto e organizar as suas sugestões de ações necessárias para o próximo período. Esse plano é atualizado a cada três anos e compõe a Política Nacional de Agroecologia e produção orgânica, instituída em 2012.
É fundamental estruturarmos um plano que incorpore, de forma objetiva, nossas demandas estratégicas, que emergem de nossas materialidades de vida e que expressam nossos principais gargalos e desafios para o progresso da Agroecologia. A participação intensa e efetiva de nossa base de organizações sociais proporciona a elaboração de um plano consistente, com o potencial e capacidade de orientar um conjunto articulado de ações governamentais para avançarmos, de forma massiva, nos processos de transição agroecológica, movimentando as realidades.
No Paraná, avança também a discussão para a estruturação do Plano Estadual de Agroecologia. Apesar de ser destaque em número de famílias certificadas, o estado ainda não tem sua política estadual aprovada. O projeto de lei tramita desde 2017 na Assembleia Legislativa.
Aproveitando o movimento de trabalho para o plano nacional, os movimentos e organizações projetam e se preparam para iniciar a estruturação de um plano estadual durante a 20° Jornada de Agroecologia.
O objetivo é aproveitarmos um conjunto de ações e iniciativas em andamento no estado para estruturarmos um processo com potencial de articular o que temos vigente e projetar ações que precisam ser trabalhadas, articulando com as diretrizes e iniciativas promovidas a partir da política nacional. Dessa forma, vamos estruturando uma força de trabalho e de organização para conseguirmos avançar de forma massiva no estado.
No Paraná, existe um grande movimento para que o modelo de produção de alimentos agroecológico ganhe mais força. São as Jornadas de Agroecologia, organizadas desde 2002, em diversas cidades do Paraná. Neste ano, chegaremos à 20ª edição, de 22 a 26 de novembro, em Curitiba. Venha participar e conhecer de perto esse caminho para a comida boa para toda população e para o futuro do planeta.
>> Este conteúdo faz parte da edição especial do Brasil de Fato PR sobre a 20ª de Agroecologia. Clique aqui para ler a edição completa .