Quem passou pela Culinária da Terra pode experimentar o garapa com sabor de saúde e soberania
Por Gregory Augusto Cunha
Foto: Luiz Gonçalves
Ao invés de bebidas industrializadas, repletas de químicos pesados, os participantes da 20º Jornada da Agroecologia, puderam contar com a “Garapa Agroecológia”, caldo de cana com certificação de orgânico (Rede Ecovida) feito com cana de açúcar agroecológica, que é cultivada em Adrianópolis (PR).
Ela viajou mais de 130km na boleia do caminhão do produtor rural agroecológico, Milson Armstrong, que além de transportar, é também o responsável do plantio, cultivo, colheita e comercialização, de toda a cana de açúcar que veio adoçar o paladar e nutrir os participantes da jornada, servido no espaço “Culinária da Terra”, dentro 20º Jornada da Agroecologia.
Fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Adrianópolis (PR) que através da Secretaria de Agricultura, realiza o programa de apoio aos agricultores agroecológicos do Município, cedendo o uso caminhão e um funcionário para o transporte.
A região do “Vale Ribeira” onde está Adrianópolis (PR) é considerada pelos institutos de análise, um dos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos do estado.
E adivinha quem é o funcionário da prefeitura…? Sim, o senhor Milton, além de produtor agroecológico, é também servidor da prefeitura e atua no programa de apoio. Parabéns a atual gestão de Adrianópolis, que com isto possibilita além da divulgação e comercialização de alimentos agroecológicos, também favorece a Rede Agroecológica no estado do Paraná.
(Colaboraram com esta matéria AOPA/ECOOTOPIA)
Espaço Culinária da Terra na 20ª Jornada de Agroecologia | Foto: Daniele Comarella
Produtor Rural Agroecológico, Milson Armstrong | Foto: João França