Educação do campo à escola, a necessidade de se pensar um futuro sustentável

Foto: Juliana Barbosa
Por Alice Lima e Thais Castro
Produção orgânica, harmonia entre o ser humano e natureza, diz respeito àquilo que já estava aqui antes de nós. Essa é a agroecologia, uma forma de produção agrícola que busca unir as necessidades alimentares ao convívio respeitoso com a natureza e seus recursos, utilizando as ferramentas ecossistêmicas presentes nos locais de cultivo.
Com origens ancestrais vindas de povos tradicionais do Brasil, a agroecologia propõe soluções tecnológicas para o tratamento do solo e da pecuária, podendo ser uma solução para o atual problema de desmatamento e mudanças climáticas causado pela agropecuária convencional. E por que é fundamental que as crianças tenham acesso a essas informações para seu desenvolvimento?
Ensinar crianças sobre como os alimentos são cultivados, e sua origem, é fundamental para que possam desenvolver conhecimentos de diferentes aspectos de suas vidas. Essa educação vai além de simplesmente conhecer o ciclo da vida, diz respeito a criação de uma consciência ambiental. Ao conhecerem o processo de cultivo, as crianças tendem a valorizar a natureza e a necessidade de preservá-la.
A observação do crescimento de uma planta não apenas desperta a curiosidade pelas ciências naturais, mas também contribui para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis. Ao entender os princípios da Agroecologia, as crianças desenvolvem um pensamento ambiental mais crítico, essencial para construir um futuro mais sustentável e justo.